A mama está diretamente relacionada com a beleza, autoestima e sexualidade feminina.
A simastia é uma alteração estética das mamas, caracterizada pela união das duas mamas na região central do tórax região pré-esternal. A simastia pode ter origem congênita, isto é, quando a paciente já nasce com este problema ou pode ser adquirida, como a provocada por causas traumática como causadas por cicatrizes de queimaduras, infecção ou adquirida após uma cirurgia de mamoplastia de aumento.
As causas da simastia congênita são pouco conhecidas. Ao exame da paciente, observamos uma ponte interligando as duas mamas, na região pré esternal, ocasionada pelo acúmulo de pele, gordura e glândula, associada à frouxidão dos tecidos da mama nessa região.
A forma adquirida pós-mamoplastia de aumento é classificada em monocapsular, quando existe uma ligação entre as cápsulas (bolsas onde ficam as próteses) na região pré-esternal, e bicapsular, quando não há comunicação das cápsulas.
A simastia adquirida nas mamoplastias para colocação de próteses normalmente são provocadas por dissecção excessiva da loja do implante em direção ao esterno, isto é, o cirurgião descola demais os tecidos de uma mama em direção a outra, para colocação de implantes de diâmetro ou volume excessivo para o corpo da paciente.
Alguns fatores geralmente podem ser controlados pelo cirurgião, podendo a simastia iatrogênica ser evitada por meio de uma dissecção medial sutil, evitando implantes de volumes excessivos ou seu posicionamento muito próximo da linha média.
Clínica Dr. Renato Rodrigues
Rua Costa 29
Consultórios – Mãe 360
Menino Deus | Porto Alegre - RS
CEP: 90110-270
Nossa equipe especializada em Cirurgia Plástica de Porto Alegre está pronta para ajudá-la a atingir seus objetivos com as técnicas mais avançadas que os procedimentos estéticos tem para oferecer. Contate-nos hoje mesmo para dar o primeiro passo em direção aos seus objetivos.